Transformar vidas na zona rural

O Departamento de Ac­ção Social, em cola­boração com a Direc­ção Municipal da Educação, iniciou há três meses, o curso de Alfabetização de Mulheres Rurais.

Uma iniciativa que tem sido um farol de esperança para as mulheres das comunidades sonharem com a oportunidade de aprenderem a ler e escrever.

A iniciativa desenvolvida acompa­nha, incentiva e orienta as participantes na aquisição de conhecimento e transformação significativa nas suas vidas.

Um optimismo que Supervisor Socio Educacional do Programa Educar da Socie­dade Mineira do Chitotolo, Eduardo Dombaxi, compartilha em relação ao futuro do curso.

“Estas senhoras não são apenas alunas. São agentes de mudança em suas comunidades. Ao capacitá-las com habilidades fundamentais, estamos a for­talecer não apenas indivíduos, mas também o tecido social das áreas rurais”, afirmou o supervisor.

O curso não é apenas uma oportunidade para adquirir ha­bilidades básicas de leitura e escrita, mas também um es­paço para explorar diferentes formas de aprendizado e ex­pressão.

As estudantes têm participado activamente em actividades práticas e projectos que pro­movem a aplicação do que aprendem, criando uma abordagem holística e envolvente.